e-mail       facebook youtube soundcloud       português english español japanese russian
Itibere

Itiberê Zwarg e Grupo

Do Itiberê Orquestra Família para Itiberê Zwarg e Grupo:

A Itiberê Orquestra Família foi fundada em 1999 por seu líder - o compositor , arranjador e multiinstrumentista Itiberê Zwarg. A orquestra foi criada a partir de oficinas ministradas por Itiberê na Proarte, Rio de Janeiro, e sempre mostrou um trabalho lastreado no conceito da música universal , criado por Hermeto Pascoal, com quem Itiberê trabalha como contrabaixista desde 1977.

Em 2001 o grupo sai lança seu primeiro CD, "Pedra do Espia", eleito um dos 10 melhores do ano pelo jornal "O GLOBO", com shows de lançamento no Rio de Janeiro, Petrópolis, Nova Friburgo e São Paulo. A partir daí o grupo passa a se apresentar nos principais teatros e centros culturais do Brasil. Em 2003 participa como convidado especial da gravação do CD " Mundo Verde Esperança" de Hermeto Pascoal e Grupo.

Em 2004, faz uma turnê pelo sul do Brasil (Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre) e faz um show na Sala São Paulo, já apresentando o repertório de seu próximo CD, "Calendário do Som". Ainda em 2004 Itiberê é convidado para compor e gravar com o grupo a trilha sonora do filme" TO 55, Estrada das Vidas". Em 2005 Itiberê é contempaldo com uma bolsa de composição na última edição do projeto "VITAE COMPOSITOR" , para compor para a "Itiberê Orquestra Família".

Em 2006 lança o CD " Calendário do Som", e sua turnê de lançamento é patrocinada pela Natura, com shows em Salvador,Rio de Janeiro,Belo Horizonte,Maringá , Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Montevidéo (Uruguai) e Buenos Aires (Argentina).

Em 2007 o grupo volta à Argentina para ministrar uma oficina de música universal liderada por Itiberê com duração de uma semana na "Universidad Nacional Del Litoral" (Santa Fé/ AR); e para um show em Buenos Aires no espaço La Trastienda.

Em 2008 o grupo se apresenta em várias cidades do Brasil com o Projeto " Novas Orquestras", do Centro Cultural Banco do Brasil, e grava uma participação em duas faixas no CD " Igual a mi corazón" da cantora argentina Liliana Herrero.

Em 2009 o grupo é contemplado no "Projeto Pixinguinha/ Funarte" , onde recebeu um prêmio para a gravação do seu terceiro CD, "Contrastes", e para realizar shows de lançamento em Macaé, Petrópolis e Rio de Janeiro(Teatro da Caixa). O grupo também se apresenta na "Mostra do Cariri", no Ceará, se apresentando nas cidades do Crato, Nova Olinda e Pontengi.

Em 2010 o grupo continua a revelar uma música de grande riqueza harmônica, rítmica e melódica, mas conquista um amadurecimento de seu trabalho e uma identidade universal mais apurada, passando a se chamar "Itiberê Zwarg e Grupo", com oito integrantes, todos multiinstumentistas. Ainda em 2010, grava o programa de televisão "SESC Instrumental Brasil". Em 2011, grava o programa "Palco Móvel" da TV Brasil, faz dois shows no Sesc Pompéia, e participa do I Festiarte em Brasília. Em 2012, recebe patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro para gravar o CD "Identidade", lançado pelo selo Delira Música, com show de lançamento no Teatro Rival, Rio de Janeiro.


O espetáculo:

Universalidade temática, criatividade na concepção dos arranjos, e muito espaço para improvisos verdadeiramente criados no momento em que são tocados são as características fundamentais deste espetáculo.

A formação do Itiberê Zwarg e Grupo possui menos integrantes do que a orquestra que lhe deu origem (hoje são oito integrantes), porém a movimentação é maior, já que todos tocam mais de dois intrumentos, se deslocando frequentemente no palco. O repertório, que é formado pelas composições do novo CD a ser lançado em breve, é apresentado em formações camerísticas e com o grupo completo.

O espetáculo tem duração de aproximadamente 1 hora e meia, e deixa no ar um espírito de informalidade que abre espaço para a interação com o público.


Discografia:

  • Itiberê Orquestra Família
  • "Pedra do Espia"
  • Jam Music / 2001
  • Itiberê Orquestra Família
  • "Calendário do Som"
  • 2006
  • Itiberê Orquestra Família
  • "Contrastes"
  • Sala de Som Records / 2010
  • Itiberê Zwarg e Grupo
  • "Identidade"
  • Delira Música / 2012

Clipping:

pdfItiberê Zwarg
e Grupo



Reportagens na França sobre Itiberê Zwarg & Grupo e Hermeto Pascoal & Grupoo no Jazz à Vannes. Ver reportagem