top of page

A história pelos anos...

2001

A Itiberê Orquestra Família lança seu primeiro CD, o álbum duplo  “Pedra do Espia” (Jam Music), eleito um dos 10 melhores CDs lançados naquele ano pelo jornal  O GLOBO.

2010

A Orquestra se apresenta em várias cidades do Brasil com o Projeto Novas Orquestras, 

do CCBB.

2016

O grupo se apresenta na 8ª edição do Festival Choro&Jazz em Jericoacoara - Ceará em homenagem aos 80 anos de Hermeto Pascoal.

2003

A Itiberê Orquestra Família participa como convidada especial da gravação do CD “Mundo Verde Esperança” de Hermeto Pascoal e Grupo.

2011

O grupo grava o programa “Palco Móvel” da TV Brasil, se apresenta no SESC Pompéia e na UFSC, e participa do I Festiarte em Brasília.

2018

Para celebrar 50 anos de carreira, Itiberê gravou com seu grupo o CD “Intuitivo” (Selo SESC), com composições originais. 

 “Pedra do Espia”, o primeiro CD de Itiberê Orquestra Família”, foi relançado pela Far Out Records, em Londres, em CD e LP.

2005

Itiberê é contemplado com uma bolsa na última edição do Prêmio Vitae Compositor, para compor para a “Itiberê Orquestra Família”.

2012

Recebe patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro para gravar o CD “Identidade” (Delira Musica). O CD é lançado no Teatro Rival, no auditório do BNDES, e no Parque das Ruínas (Rio de Janeiro). Ainda em 2012, o grupo participa do Mercado Cultural da Bahia, e recebe patrocínio da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, através do edital “Circuito Estadual das Artes”, se apresentando no Teatro Popular de Rio das Ostras, Teatro Dom Pedro (Petrópolis), e SESC São João de Meriti..

2019

Itiberê viaja para o Japão para realizar a primeira Orquestra Família fora do Brasil, a Itiberê Orquestra Família do Japão.

Esse trabalho resultou em um CD ao vivo, gravado durante a apresentação no Festival Frue Jazz na cidade de Shizuoka.

2006

A Orquestra lança seu segundo CD, o álbum duplo  “Calendário do Som”, com composições de Hermeto Pascoal e arranjos de Itiberê em uma turnê de lançamento é patrocinada pela Natura, com shows no Brasil, Uruguai  e Argentina.

2014

Gravação ao vivo do DVD “Na tela da imaginação”, no Teatro de Arena da Caixa Cultural do Rio de Janeiro, com todas as músicas e arranjos de Itiberê Zwarg, exceto a composição “Correndo pro Guairão”, de Hermeto Pascoal. 

2020

Inicio do Coletivo Músicos Online. Itiberê é responsável pelos arranjos e composições. Ao longo do ano foram gravados trabalhos de diversos artistas nacionais e internacionais.

2008

A Orquestra se apresenta em várias cidades do Brasil com o Projeto Novas Orquestras, 

do CCBB.

2015

 Itiberê ministra três oficinas, uma delas para os músicos da 

"Filarmônica Jovem de Bogotá" e o grupo se apresenta no festival "Encontro da Música Latino Americana".

2022

Durante 3 semanas Itiberê ensaia com os músicos da Itiberê Orquestra da França em Paris. Após esse período é realizado um show no Festival Sons d´hiver.  

Itiberê Zwarg &
Hermeto Pascoal

Itiberê, o baixista histórico, discípulo e principal colaborador de Hermeto Pascoal, é considerado um dos grandes arquitetos do renascimento da música instrumental brasileira.

 

Desde 1977, os dois artistas têm colaborado estreitamente no surgimento de uma nova tendência, um novo "som", estudado por músicos e musicólogos de todo o mundo sob o nome de musicica universal, uma linguagem musical original cujas raízes estão no folclore brasileiro, no jazz e em todas as formas e estilos que se prestam a sua livre e ilimitada inspiração.

Juntamente com o "Grupo", eles gravaram mais de dez álbuns importantes, ganharam vários prêmios Grammy e viajaram pelo mundo.

 

Desde 1999, Itiberê Zwarg vem seguindo uma carreira paralela sob seu próprio nome, dando uma contribuição significativa para a história e repertório da música universal com inúmeras produções. 

hermeto.jpg

"A Música Universal é uma integração de todos os estilos e tendências musicais, sem preconceitos que chegam às pessoas em todo o mundo através do coração"

Itiberê Zwarg

Itiberê Zwarg &
a Música Universal

Termo e tendência musical lançado por Hermeto Pascoal na tentativa de definir sua própria música, a música universal é uma filosofia, uma linguagem musical em seu próprio direito. Afirmação de uma forma de arte impregnada das muitas impressões recebidas do mundo, a música universal integra - em um tropismo tipicamente brasileiro - influências de todo o mundo, nunca deixando de reinventá-las com um frescor desconcertante.

 

Com uma abordagem poliarmonica e polirritmica, desafiando os gêneros de todos os estilos musicais, a música universal toca com fronteiras. Um universo poético de prodigalidade luxuriante, ele mergulha suas raízes na terra do Brasil, acumulando ritmos inéditos, sacudindo tonalidades, e desenhando a música mundial, o jazz, a música clássica, a música folclórica e a escuta da natureza.

 

"Com uma capacidade de ver e ouvir música em todos os sons, música universal é música que, embora complexa em harmonia e ritmo, manifesta uma essência de natureza pura raramente encontrada na música instrumental" (livreto Pedra do Espia, Itibérê Zwarg, Far Out Recordings -2018). 

 

A Música Universall reivindica uma abordagem natural e livre da música, ignorando as fronteiras entre acadêmica e popular para estimular sua própria universalidade temática.

CONTATO PARA SHOWS

ajuiof@hotmail.com   |  Tel: +55 (21) 97698-1440

  • Branca ícone do YouTube
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram

Obrigado(a)!

MATERIAIS PARA O CONTRATANTE

Baixe aqui os arquivos para o shows e oficinas!

Input List

bottom of page