top of page
Orquestra família da frança.png

Viva a Música Universal, a música que contribuirá para a união dos povos do mundo através da arte, para construir um mundo melhor, para todos.

Itiberê Zwarg

Itiberê Orquestra Família da França

A Itiberê Orquestra Família da França é uma orquestra que reúne músicos franceses e brasileiros sob a direção de Itiberê Zwarg.

 

Itiberê Zwarg é um multi-instrumentista, arranjador, compositor, professor e maestro brasileiro. Conhecido por ser o baixista e principal companheiro, nos últimos 45 anos, de uma das figuras mais prolíficas da música brasileira, o inventor da música universal, Hermeto Pascoal. 

 

Imaginada e concebida no meio da pandemia nos dois lados do Atlântico por Itiberê e o saxofonista francês Benoît Crauste, a Orquestra Família da França nasceu em Paris, em janeiro de 2022.  Itiberê veio com seu filho Ajurinã - ele próprio um baterista de Hermeto Pascoal & Grupo - e sua filha flautista Mariana, para liderar talentosos instrumentistas da cena parisiense. A orquestra ensaiou um repertório inteiramente composto e organizado para a ocasião durante de 15 dias de criação.

 

No final dos ensaios, vários concertos foram feitos - incluindo uma data marcante no Festival « Sons d'Hiver » em 5 de fevereiro de 2022. Um ambicioso projeto de intercâmbio cultural musical, liderado por uma das mentes mais brilhantes da música instrumental brasileira, a Orquestra Família da França segue a tradição dos grandes conjuntos liderados Itiberê desde o início dos anos 2000. 

 

A orquestra permitiu aos músicos, ao longo de um intenso processo criativo, enfrentar as perspectivas inovadoras da Música Universal (ainda largamente desconhecidas na França) a fim de divulgá-la para um amplo público. Essa vivencia gerou poderosas trocas humanas e musicais. A orquestra familiar da França é a realização do sonho de reunir artistas franceses e brasileiros em torno de uma música inédita e é um forte símbolo da amizade musical entre os dois países.

Uma orquestra 
inédita

Esta versão francesa, com seus novos sotaques, inclui alguns dos melhores jovens talentos da cena parisiense dos quais a maioria também lidera os seus próprios projetos.

 

A orquestração favorece a transversalidade entre estilos - jazz, música clássica e contemporânea - permitindo a expressão harmoniosa de influências e timbres que são tão específicos da música universal.  O grupo inclui um cantor, uma seção de saxofone, trombones, trombetas, flautas, uma seção rítmica e a notável adição de um quarteto clássico de cordas.

O conjunto é composto por vinte três músicos incluindo o maestro. 

 

A Orquestra Família Itiberê é composta por músicos profissionais ativos na cena, bem como no ensino, a maioria deles vindos do ensino superior de música como conservatório superior de musica de Paris.

 

Como ele demonstra através de seus vários trabalhos, Itiberê tem o dom particular de potencializar os músicos que conduz, permitindo que cada um se destaque naturalmente. Ao destacar o melhor de cada um deles, ele lhes dá a oportunidade de se expressarem através do coletivo. A partilha de conhecimento e experiência entre os músicos está no coração do projeto. 

 

A ênfase está tanto no jogo em coletivo como na expressão de solistas. 

 

A Itiberê Orquestra Família é uma oportunidade para apresentar aos artistas e ao público outras formas de vivenciar a música.

 

O repertório, composto especificamente para este projeto, é livremente inspirado no universo musical francês. Nele, Itiberê dá suas impressões de suas inúmeras viagens na França com Hermeto Pascoal & Grupo (desde 1979). Brilho do Sol em Juan les Pins, Annecy, La fête des Gaulois, Gare du Nord, são imagens musicais nas quais brilha sua visão brasileira de nosso país.

IMG_7490.jpg
Itibéré_Paris 2022_382.JPG

Sementeira de Som

"Viva a Música Universal, a música que contribuirá para a união dos povos do mundo através da arte, para construir um mundo melhor, para todos"

A frase de Itiberê Zwarg soa como uma missão em si mesma, sublinhando o que está em jogo na ambição desta música: unir os músicos do mundo além dos estilos e ideologias.

183_Itiberê Zwarg-Grupo_CD_Intuitivo_edited.png

Itiberê Zwarg

Itiberê, o baixista histórico, discípulo e principal colaborador de Hermeto Pascoal, é considerado um dos grandes arquitetos do renascimento da música instrumental brasileira.

 

Desde 1977, os dois artistas têm colaborado estreitamente no surgimento de uma nova tendência, um novo "som", estudado por músicos e musicólogos de todo o mundo sob o nome de musicica universal, uma linguagem musical original cujas raízes estão no folclore brasileiro, no jazz e em todas as formas e estilos que se prestam a sua livre e ilimitada inspiração.

Juntamente com o "Grupo", eles gravaram mais de dez álbuns importantes, ganharam vários prêmios Grammy e viajaram pelo mundo.

 

Desde 1999, Itiberê Zwarg vem seguindo uma carreira paralela sob seu próprio nome, dando uma contribuição significativa para a história e repertório da música universal com inúmeras produções. 

Música Universal

Termo e tendência musical lançado por Hermeto Pascoal na tentativa de definir sua própria música, a música universal é uma filosofia, uma linguagem musical em seu próprio direito. Afirmação de uma forma de arte impregnada das muitas impressões recebidas do mundo, a música universal integra - em um tropismo tipicamente brasileiro - influências de todo o mundo, nunca deixando de reinventá-las com um frescor desconcertante.

 

Com uma abordagem poli harmonica e polirritmica, desafiando os gêneros de todos os estilos musicais, a música universal toca com fronteiras. Um universo poético de prodigalidade luxuriante, ele mergulha suas raízes na terra do Brasil, acumulando ritmos inéditos, sacudindo tonalidades, e desenhando a música mundial, o jazz, a música clássica, a música folclórica e a escuta da natureza.

 

"Com uma capacidade de ver e ouvir música em todos os sons, música universal é música que, embora complexa em harmonia e ritmo, manifesta uma essência de natureza pura raramente encontrada na música instrumental" (livreto Pedra do Espia, Far Out Recordings -2018).

 

 A música Universal reivindica uma abordagem natural e livre da música, ignorando as fronteiras entre acadêmica e popular para estimular sua própria universalidade temática. ). 

A Música Universal é uma integração de todos os estilos e tendências musicais, sem preconceitos que chegam às pessoas em todo o mundo através do coração.

Itiberê Zwarg

Atividades Culturais & Educacionais

Itiberê é conhecido no Brasil por ser o transmissor e professor da Música Universal. Foi ele quem extraiu dos ensaios do grupo de Hermeto Pascoal os principais ensinamentos musicais transmitidos oralmente pelo mestre. Com sua longa experiência, ele forjou sua própria linguagem musical e métodos de ensino inovadores.

Pedagogo e Condutor

Itiberê desenvolveu uma metodologia didática de composição em tempo real. Passo a passo, ele elabora um tema musical na presença de músicos que participam de todo o processo criativo. A transmissão é oral, estimulando a escuta ativa, a concentração e a memória dos alunos. Sua abordagem permite a formação de grupos heterogêneos e estimula o espírito de colaboração entre músicos de diferentes níveis.

 

Para Itiberê, é no clarão da intuição que se encontra a beleza e que a música reside. Ele insiste neste aspecto em seu ensino, encorajando seus alunos a se livrarem de preconceitos teóricos a fim de liberar sua escuta. Para ele, acima de tudo, a música é a arte de ouvir.

Oficina da Música Universal

Há mais de vinte anos, Itiberê tem liderado oficinas universais de música no Brasil e no mundo (Argentina, Suíça, Colômbia, Japão, Finlândia, Estados Unidos na Escola de Música de Manhattan em Nova York, na França no conservatório CNSM em Paris, EDIM, Sons d'Hiver etc.).

As primeiras oficinas levaram à formação da Orquestra Família original em 1999, composta pelos estudantes mais talentosos.  Estas oficinas são uma escola por direito próprio e federam uma comunidade de músicos da qual surgiram alguns dos novos talentos da música instrumental brasileira. 

Ações Culturais

 

Os membros da orquestra, a maioria dos quais também são professores, oferecem uma ampla gama de master classes instrumentais possiveis aos públicos interessados: cordas, instrumentos de sopro, percussão, etc...

 

Com base nesta experiência, atividades educacionais - além dos concertos da orquestra - são previstas onde quer que elas sejam bem-vindas.

 

Os públicos envolvidos podem ser tanto amadores como profissionais e de todas as idades (conservatórios, festivais, associações, escolas de música).

SIGA AS REDES  DA ORQUESTRA

CONTATO PARA SHOWS

Luciano Bertrand |  Akamu

luciano@akamu.net  |  Tel: +39 32 9235-3329

  • Branca ícone do YouTube
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram