Atividades educacionais e culturais
Itiberê é conhecido no Brasil por ser o transmissor e professor da Música Universal. Foi ele quem extraiu dos ensaios do grupo de Hermeto Pascoal os principais ensinamentos musicais transmitidos oralmente pelo mestre. Com sua longa experiência, ele forjou sua própria linguagem musical e métodos de ensino inovadores.
1
Pedagogo e Condutor
Itiberê desenvolveu uma metodologia didática de composição em tempo real. Passo a passo, ele elabora um tema musical na presença de músicos que participam de todo o processo criativo. A transmissão é oral, estimulando a escuta ativa, a concentração e a memória dos alunos. Sua abordagem permite a formação de grupos heterogêneos e estimula o espírito de colaboração entre músicos de diferentes níveis.
Para Itiberê, é no clarão da intuição que se encontra a beleza e que a música reside. Ele insiste neste aspecto em seu ensino, encorajando seus alunos a se livrarem de preconceitos teóricos a fim de liberar sua escuta. Para ele, acima de tudo, a música é a arte de ouvir.
2
Oficina da Música Universal
Há mais de vinte anos, Itiberê tem liderado oficinas universais de música no Brasil e no mundo (Argentina, Suíça, Colômbia, Japão, Finlândia, Estados Unidos na Escola de Música de Manhattan em Nova York, na França no conservatório CNSM em Paris, EDIM, Sons d'Hiver etc.).
As primeiras oficinas levaram à formação da Orquestra Família original em 1999, composta pelos estudantes mais talentosos. Estas oficinas são uma escola por direito próprio e federam uma comunidade de músicos da qual surgiram alguns dos novos talentos da música instrumental brasileira.
3
Ações Culturais
Com base nesta experiência, atividades educacionais - além dos concertos da orquestra - são previstas onde quer que elas sejam bem-vindas. Os públicos envolvidos podem ser tanto amadores como profissionais e de todas as idades (conservatórios, festivais, associações, escolas de música).